Projeto criado pela aluna Laura Aguirre, da turma 41 A/2013, para ser aplicado na educação infantil, publicado, originalmente, no blog Cabeça da Laura.
Tema: Bagunça
Título: Do que é que criança gosta? Bagunça!
Tempo de Duração: 5 dias (18/06/13 até 24/06/13)
Justificativa:
Toda criança adora fazer bagunça ao brincar. E nós, educadores, sabemos que é através da brincadeira e da ludicidade que as crianças aprendem.
Incentivar a criança a brincar pode ser uma forma também de ensiná-la a ser disciplinada, ao organizar seus brinquedos e respeitar as regras dos jogos.
Mostrar o mundo da imaginação, dos sonhos e da brincadeira, com certeza, é a forma mais fácil e divertida de construir aprendizagens sólidas.
Segundo a psicóloga Erika Vendramini Moreira,
o brincar é indispensável para que a criança adquira um completo desenvolvimento, solte a imaginação, a criatividade. É através da brincadeira que a criança experimenta, inventa, descobre e exercita suas habilidades.
Objetivo Geral:
Incentivar, através de atividades lúdicas e brincadeiras, regras de convivência e cuidados pessoais.
Habilidades:
- Adotar
- Adquirir
- Analisar
- Comparar
- Conhecer
- Construir
- Comunicar
- Demonstrar
- Desenvolver
- Dramatizar
- Exercitar
- Identificar
- Ilustrar
- Observar
- Ouvir
- Participar
- Perceber
- Reconhecer
- Relacionar
- Trabalhar
- Valorizar
- Vivenciar
- Utilizar
- Usufruir
Atividades Previstas:
Expressão Oral e Escrita:
- Hora do conto: “A Descoberta da Joaninha”, de Bella Leite Cordeiro
- Questionamentos orais
- Expressão oral nos momentos da rotina
- Exploração dos cartazes: calendário, rotina, tempo e chamada.
- Debates
- Reconhecimento do seu nome e das letras que compõe o mesmo.
Psicomotricidade:
- Alongamento
- Pracinha
- Brincadeiras livre com corda, bola, pinos e bola de boliche, entre outros brinquedos.
- Corrida
- Bagunça no chão
- Relaxamento
Linguagem Musical:
- Parlendas
- Cantigas de Roda
Linguagem Plástica:
- Pintura em tecido
- Modelagem
- Construção de painel
- Ilustração
Lógico Matemático
- Trabalho com quantidades
- Exploração do cartaz: calendário
- Chamada
- Rotina
- Jogo com blocos lógicos
Natureza e Sociedade:
- Exploração de cartaz do tempo
- Construção de painel
- Ajudante do dia
- Momentos de higiene e lanche
Ensino Religioso:
- Momentos de agradecimento
- Ajudante do dia
- Construção de agradecimento
Atividade de Culminância:
Será feita uma tarde de jogos, brincadeiras e contação de história; no final ,a professora irá despedir-se dos alunos, entregando-lhes uma lembrancinha.
Avaliação:
Através do acompanhamento sistemático de todas as atividades desenvolvidas neste período, considerando habilidades, valores e conhecimentos.
Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário