15/07/2013

Do que é que criança gosta? Bagunça!


Projeto criado pela aluna Laura Aguirre, da turma 41 A/2013, para ser aplicado na educação infantil, publicado, originalmente, no blog Cabeça da Laura.

Tema: Bagunça

Título: Do que é que criança gosta? Bagunça!

Tempo de Duração: 5 dias (18/06/13 até 24/06/13)


Justificativa:

Toda criança adora fazer bagunça ao brincar. E nós, educadores, sabemos que é através da brincadeira e da ludicidade que as crianças aprendem.

Incentivar a criança a brincar pode ser uma forma também de ensiná-la a ser disciplinada, ao organizar seus brinquedos e respeitar as regras dos jogos.

Mostrar o mundo da imaginação, dos sonhos e da brincadeira, com certeza, é a forma mais fácil e divertida de construir aprendizagens sólidas.

Segundo a psicóloga  Erika Vendramini Moreira,
 o brincar é indispensável para que a criança adquira um completo desenvolvimento, solte a imaginação, a criatividade. É através da brincadeira que a criança experimenta, inventa, descobre e exercita suas habilidades.
Objetivo Geral

Incentivar, através de atividades lúdicas e brincadeiras, regras de convivência e cuidados pessoais.

Habilidades:
  • Adotar
  • Adquirir
  • Analisar
  • Comparar
  • Conhecer
  • Construir
  • Comunicar
  • Demonstrar
  • Desenvolver
  • Dramatizar
  • Exercitar
  • Identificar
  • Ilustrar
  • Observar
  • Ouvir
  • Participar
  • Perceber
  • Reconhecer
  • Relacionar
  • Trabalhar
  • Valorizar
  • Vivenciar
  • Utilizar
  • Usufruir
Atividade Desencadeadora: Será contado o conto “Jogo da Parlenda”, de Heloisa Prieto.

Atividades Previstas:

Expressão Oral e Escrita:

- Hora do conto: “A Descoberta da Joaninha”, de Bella Leite Cordeiro
- Questionamentos orais
- Expressão oral nos momentos da rotina
- Exploração dos cartazes: calendário, rotina, tempo e chamada.
- Debates
- Reconhecimento do seu nome e das letras que compõe o mesmo.

Psicomotricidade:

- Alongamento
- Pracinha
- Brincadeiras livre com corda, bola, pinos e bola de boliche, entre outros brinquedos.
- Corrida
- Bagunça no chão
- Relaxamento

Linguagem Musical:

- Parlendas
- Cantigas de Roda

Linguagem Plástica:

- Pintura em tecido
- Modelagem
- Construção de painel
- Ilustração

Lógico Matemático

- Trabalho com quantidades
- Exploração do cartaz: calendário
- Chamada
- Rotina
- Jogo com blocos lógicos

Natureza e Sociedade:

- Exploração de cartaz do tempo
- Construção de painel
- Ajudante do dia
- Momentos de higiene e lanche

Ensino Religioso:

- Momentos de agradecimento
- Ajudante do dia
- Construção de agradecimento


Atividade de Culminância:

Será feita uma tarde de jogos, brincadeiras e contação de história; no final ,a professora irá despedir-se dos alunos, entregando-lhes uma lembrancinha.

Avaliação:

Através do acompanhamento sistemático de todas as atividades desenvolvidas neste período, considerando habilidades, valores e conhecimentos.


Observações:




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails