17/07/2013

Brincadeira de criança como é bom!


Projeto criado pela aluna Suany Nandara Neves,  da turma 41 A/2013, para ser aplicado na educação infantil, publicado, originalmente, no blog Uma normalista diz.

Tema: Brinquedos e Brincadeiras

Título: Brincadeira de criança como é bom!

Período de duração: 10 dias

Início:11/06       Término: 24/06

Justificativa:

É através da brincadeira que a criança experimenta descobre, cria e exercita suas habilidades, tanto psicomotoras quanto cognitivas e afetivas, através da atividade lúdica que ela estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração da atenção (Referencial curricular, volume 2).
É fundamental, na educação infantil, que seja trabalhado o lado lúdico. Brincamos e jogamos com nossos alunos e alunas, porque queremos que as aulas se tornem prazerosas; portanto, não podemos usar jogos e brincadeiras, apenas ,como modo de transmissão de conteúdos, tornando-os não mais jogos e brincadeiras, mas sim atividades dirigidas (mostrando assim uma atitude autoritária de nossa parte, pois o aluno é manipulado e tem uma ação passiva). 

Nosso objetivo maior deverá ser o de tornar as aulas lúdicas, aproximando-as das características do brincar: espontaneidade, improdutividade, trânsito entre a realidade externa e interna, interatividade, simbolismo recriado, desafio e instigação, mistério, imponderabilidade e surpresa.
Com o brincar, a criança aprende além de tudo a socializar-se, fazendo amizades (e inimizades também!), mas de que outro modo seria realizado isto, se não através da atividade lúdica? Brincando, as crianças se organizam mutuamente nas ações, intensificam comunicação e cooperação. Os jogos e brincadeiras coletivas permitem a descoberta do “outro” e isso repercute sobre a descoberta de si mesmo (Maria Isabel Dalla Zen).
Em outras palavras, brincar contribui para a construção do sujeito do conhecimento, permite o desenvolvimento de vínculos coletivos e a inserção na realidade.

Brincar é viver, uma vez que brincar contribui para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo e, em relação ao desempenho das funções sociais, prepara para o exercício da cidadania e da vida coletiva e incentiva a busca da justiça social e da igualdade com respeito à diferença. 
O jogo implica para a criança muito mais do que o simples ato de brincar. Através do jogo, ela se comunica com o mundo e também se expressa. Para o adulto o jogo constitui um “espelho”, uma fonte de dados para compreender melhor como se dá o desenvolvimento infantil. Daí sua importância  (Friedmann).

Objetivo Geral: 

Oportunizar vivências lúdicas para que as crianças possam conhecer diferentes tipos de brincadeiras que surgiram no decorrer dos anos, divertindo-se e aprendendo com elas.

Habilidades:
  • Adequar
  • Adotar
  • Agradecer
  • Ampliar
  • Analisar
  • Associar
  • Brincar
  • Comparar
  • Compreender
  • Construir
  • Cooperar
  • Demonstrar
  • Desenvolver
  • Dialogar
  • Elaborar
  • Escolher
  • Explorar
  • Expressar
  • Identificar
  • Ilustrar
  • Imaginar
  • Interagir
  • Interpretar
  • Localizar
  • Localizar-se
  • Memorizar
  • Mover-se
  • Observar
  • Oportunizar
  • Ordenar
  • Orientar-se
  • Ouvir
  • Participar
  • Partilhar
  • Perceber
  • Pesquisar
  • Posicionar-se
  • Praticar
  • Produzir
  • Promover
  • Proporcionar
  • Provocar
  • Qualificar
  • Quantificar
  • Questionar
  • Realizar
  • Reconhecer
  • Recrear-se
  • Relacionar
  • Reproduzir
  • Respeitar
  • Reutilizar
  • Situar-se
  • Trabalhar
  • Utilizar
  • Valorizar
  • Vivenciar
Atividade desencadeadora: 

Será contado o conto “ Menino Maluquinho”, de Ziraldo, com o auxílio de caracterização do personagem.

Atividades previstas:

Comunicação e expressão:

- Conto: "Romeu e a fábrica de brinquedos", de Susanna Ranchi
- Conversação
- Caderninho da brincadeira
- Compreensão e interpretação de histórias
- Pesquisas: Meu brinquedo favorito
- Do que vovó brincava?
- Trabalho com os crachás dos nomes da turma
- Trabalho com as letras do nome
- Grupo dos nomes conforme a letra inicial
- Produção de textos coletivos
- Meu brinquedo tem história
- Exploração de cartazes: rotina, calendário, chamada, cartaz do tempo
- Ajudante do dia
- Nossos combinados
- Comportamento do dia
- Cantigas de roda
- Paródias
- Adivinhações
- Canções no momento da rotina
- Sons produzidos pelos brinquedos

Psicomotricidade:

- Cada brinquedo na sua caixa
- Jack, quantos passos posso dar?
- Alongamento
- Aquecimento
- Morto vivo
- Ovo choco
- Amarelinha
- Jogo do abraço
- Ursinho
- Estátuas
- Passando a bola
- Pracinha
- Escondendo um brinquedo
- Passando um brinquedo
- Corrida dos brinquedos
- Caçando os brinquedos
- Geométricas do maluquinho
- Jogando com maluquinho
- Pular corda
- Cabra cega

Linguagem Musical:

- Canções no momento da rotina
- Paródias
- Canções folclóricas
- Som dos brinquedos
- Brinquedos também falam?
- Cantigas de roda: Ciranda cirandinha, Atirei o pau no gato, Meu chapéu tem três pontas 
- Músicas da Xuxa: Dança da cadeira, Ilariê, ‘Xo’ preguiça, Palavrinhas mágicas , Estátua

Linguagem plástica:

- Confecção de cartazes
- Desenho com giz molhado
- Desenho livre
- Construção com sucata
- Dobradura
- Técnica do bombril
- Desenho coletivo
- Pintura com tinta

Lógico Matemática

- Contagem das letras do nome (relação número X quantidade)
- Exploração do calendário (tempo, mês, ano, semana, dia).
- Noção de antecessor e sucessor
- Gráficos: Meu brinquedo favorito
- Trabalho com números e quantidades
- Jogo da memória
- Jogo da velha dos brinquedos
- Geométricas do Maluquinho

Natureza e sociedade:

- Cartaz do tempo
- Álbum de fotos da família
- Caderninho da brincadeira
- Linha do tempo
- Pesquisa das brincadeiras antigas
- Eu construo meu brinquedo
- Painéis: Se eu fosse um brinquedo, seria...
- O que precisamos para sermos felizes? 
- Higiene
- Pracinha
- Lanche
- Ajudante do dia

Ensino religioso:

- Painéis: Se eu fosse um brinquedo, seria...
- O que precisamos para sermos felizes?
- Pesquisa: Do que vovó brincava?
- Partilha do lanche
- Oração
- Regras de convivência
- Correio elegante
- Valorizando a vida
- Jogo do abraço

Atividade de culminância:

Será realizada a festa dos brinquedos, quando os alunos deverão trazer brinquedos confeccionados por eles e por seus pais, conforme a letra do nome do aluno.

Avaliação: 

Através do acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas neste período, considerando habilidades, valores e conhecimentos.

Observação:


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