Tema: Identidade
Título: Afinal quem sou eu?
Período de duração: Aproximadamente 15 dias
Início: 04 de Junho
Término: 24 de Junho
Justificativa:
A construção do processo de identidade é contínuo e tem origem no nascimento da criança.
Aos poucos, ela começa a se perceber como indivíduo: seus gostos, seus desejos, suas vontades e seus medos, compreendendo sua real importância perante à sociedade e desenvolvendo noções básicas que envolvam seu cotidiano, como saúde, higiene, preservação do meio ambiente, vida em comunidade. '
As práticas educativas deve levar em conta os vários aspectos humanos quando o objetivo é auxiliar aos alunos a interpretar e compreender o mundo que os circunda e a si mesmos (Barbosa e Horn).
Nesse sentido, para provocar aprendizagem, é preciso fazer conexões e relações entre sentimentos, ideias, palavras, gestos, ações, etc.
Objetivo geral:
Contribuir na construção da identidade da criança, para que ela se perceba como indivíduo, valorizando suas diferenças, seus gostos e suas opiniões, situando-se, assim, no mundo em que vive.
Habilidades:
- Adquirir
- Agradecer
- Alongar
- Analisar
- Apreciar
- Associar
- Brincar
- Comparar
- Compreender
- Confeccionar
- Conhecer
- Consrtuir
- Conversar
- Criar
- Demonstrar
- Descrever
- Desenvolver
- Dialogar
- Dramatizar
- Escolher
- Examinar
- Exemplificar
- Expressar
- Identificar
- Ilustrar
- Imaginar
- Interagir
- Interpretar
- Localizar-se
- Narrar
- Movimentar-se
- Observar
- Ouvir
- Participar
- Partilhar
- Produzir
- Pronunciar
- Realizar
- Reconhecer
- Recrear-se
- Relacionar
- Utilizar
- Valorizar
- Vivenciar
Atividade Desencadeadora:
A história ''O menino e o muro'', de Sônia Junqueira, será colocado um papel pardo na parede representando o muro e, durante a contação, serão coladas figuras referentes à história.
Atividades previstas:
Comunicação e Expressão:
- Contos: "O menino e o muro", de Sônia Junqueira, "O livro da família", de Todd Parr e "Sujo, eu?", de David Roberts
- Conversação
- Compreensão e interpretação de histórias
- Pesquisas: origem do nome
- Árvore genealógica
- Trabalho com os crachás dos nomes da turma
- Trabalho com as letras do nome
- Conhecimento e pronúncia do nome completo
- Dramatização de músicas e histórias ouvidas
- Produção de textos coletivos
- Exploração de cartazes: rotina, calendário. chamada, cartaz do tempo
- Ajudante do dia
- Rodinha
- Cantigas de roda
- Canções folclóricas
- Canções do momento da rotina
- Meu nome é...
Psicomotricidade:
- O espelho vivo
- Construindo o muro
- Trabalho com os crachás dos nomes da turma
- Trabalho com as letras do nome
- Conhecimento e pronúncia do nome completo
- Dramatização de músicas e histórias ouvidas
- Produção de textos coletivos
- Exploração de cartazes: rotina, calendário. chamada, cartaz do tempo
- Ajudante do dia
- Rodinha
- Cantigas de roda
- Canções folclóricas
- Canções do momento da rotina
- Meu nome é...
Psicomotricidade:
- O espelho vivo
- Construindo o muro
- Cada criança na sua casa
- Corrida em duplas
- Corrida em zigue-zague
- Boliche
- Morto vivo
- Hora do descanso
- Dança do corpo
Linguagem musical:
- Cantigas de roda
- Canções do momento da rotina
- Exploração dos sons produzidos pelo corpo
- Música do Toquinho: Gente tem sobrenome
- Canções folclóricas
- Música Xuxa: Cabeça, ombro, joelho e pé
Linguagem plástica:
- Desenho livre
- Confecção de carteira de identidade
- Impressão das partes do corpo com tinta
- Desenho com giz molhado
- Construindo o muro
- Alongamento
- Aquecimento
Lógico Matemática:
- Contagem das letras do nome ( relação número X quantidade)
- Exploração do calendário (dia, semana, mês e ano)
- Gráfico: Cor dos olhos dos alunos da turma, fruta preferida
- Corrida em duplas
- Corrida em zigue-zague
- Boliche
- Morto vivo
- Hora do descanso
- Dança do corpo
Linguagem musical:
- Cantigas de roda
- Canções do momento da rotina
- Exploração dos sons produzidos pelo corpo
- Música do Toquinho: Gente tem sobrenome
- Canções folclóricas
- Música Xuxa: Cabeça, ombro, joelho e pé
Linguagem plástica:
- Desenho livre
- Confecção de carteira de identidade
- Impressão das partes do corpo com tinta
- Desenho com giz molhado
- Construindo o muro
- Alongamento
- Aquecimento
Lógico Matemática:
- Contagem das letras do nome ( relação número X quantidade)
- Exploração do calendário (dia, semana, mês e ano)
- Gráfico: Cor dos olhos dos alunos da turma, fruta preferida
- Comparação de tamanhos das partes do corpo
- Exploração da chamada
- Exploração da rotina
- Minha altura
- Meu tamanho quando eu nasci
Natureza e sociedade:
- Cartaz do tempo
- Árvore genealógica
- Linha do tempo
- Pesquisa dos nomes/Meu nome é....
- Pesquisa das brincadeiras antigas
- Painéis: O que precisamos para sermos felizes?
- Produtos necessários para a higiene
- Como eu era e como sou agora
- Minha religião
- Brinquedo livre
- Ajudante do dia
- Cartaz do tempo
- Hábitos de higiene
Ensino Religioso:
- História do nome
- Painéis: O que precisamos para ser felizes
- Como eu era e como e sou agora
- Minha religião
- Como estou hoje?
- Agradecimentos
- Mesa partilhada
Atividade de culminância:
- Exploração da chamada
- Exploração da rotina
- Minha altura
- Meu tamanho quando eu nasci
Natureza e sociedade:
- Cartaz do tempo
- Árvore genealógica
- Linha do tempo
- Pesquisa dos nomes/Meu nome é....
- Pesquisa das brincadeiras antigas
- Painéis: O que precisamos para sermos felizes?
- Produtos necessários para a higiene
- Como eu era e como sou agora
- Minha religião
- Brinquedo livre
- Ajudante do dia
- Cartaz do tempo
- Hábitos de higiene
Ensino Religioso:
- História do nome
- Painéis: O que precisamos para ser felizes
- Como eu era e como e sou agora
- Minha religião
- Como estou hoje?
- Agradecimentos
- Mesa partilhada
Atividade de culminância:
Festa de encerramento das aulas da estagiária e interação família e escola, será realizada uma exposição dos painéis construídos pela turma e os pais serão convidados para a exposição.
Avaliação:
Avaliação:
Acontecerá durante a execução do projeto através da observação e acompanhamento das atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.
Observações:
Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário