16/07/2013

Afinal quem sou eu?


Projeto criado pela aluna Stefani dos Santos, da turma 41 A/2013, para ser aplicado na educação infantil.

Tema: Identidade

Título: Afinal quem sou eu?

Período de duração: Aproximadamente 15 dias

Início: 04 de Junho

Término: 24 de Junho

Justificativa: 

A construção do processo de identidade é contínuo e tem origem no nascimento da criança. 

Aos poucos, ela começa a se perceber como indivíduo: seus gostos, seus desejos, suas vontades e seus medos, compreendendo sua real importância perante à sociedade e desenvolvendo noções básicas que envolvam seu cotidiano, como saúde, higiene, preservação do meio ambiente, vida em comunidade. '
As práticas educativas deve levar em conta os vários aspectos humanos quando o objetivo é auxiliar aos alunos a interpretar e compreender o mundo que os circunda e a si mesmos (Barbosa e Horn). 
Nesse sentido, para provocar aprendizagem, é preciso fazer conexões e relações entre sentimentos, ideias, palavras, gestos, ações, etc.

Objetivo geral: 

Contribuir na construção da identidade da criança, para que ela se perceba como indivíduo, valorizando suas diferenças, seus gostos e suas opiniões, situando-se, assim, no mundo em que vive.

Habilidades:
  • Adquirir
  • Agradecer
  • Alongar
  • Analisar
  • Apreciar
  • Associar
  • Brincar
  • Comparar
  • Compreender
  • Confeccionar
  • Conhecer
  • Consrtuir
  • Conversar
  • Criar
  • Demonstrar
  • Descrever
  • Desenvolver
  • Dialogar
  • Dramatizar
  • Escolher
  • Examinar
  • Exemplificar
  • Expressar
  • Identificar
  • Ilustrar
  • Imaginar
  • Interagir
  • Interpretar
  • Localizar-se
  • Narrar
  • Movimentar-se
  • Observar
  • Ouvir
  • Participar
  • Partilhar
  • Produzir
  • Pronunciar
  • Realizar
  • Reconhecer
  • Recrear-se
  • Relacionar
  • Utilizar
  • Valorizar
  • Vivenciar
Atividade Desencadeadora: 

A história ''O menino e o muro'', de Sônia Junqueira, será colocado um papel pardo  na parede representando o muro e, durante a contação, serão coladas figuras referentes à história.

Atividades previstas:

Comunicação e Expressão:

- Contos: "O menino e o muro", de Sônia Junqueira, "O livro da família", de Todd Parr e "Sujo, eu?", de David Roberts
- Conversação
- Compreensão e interpretação de histórias
- Pesquisas: origem do nome
- Árvore genealógica
- Trabalho com os crachás dos nomes da turma
- Trabalho com as letras do nome
- Conhecimento e pronúncia do nome completo
- Dramatização de músicas e histórias ouvidas
- Produção de textos coletivos
- Exploração de cartazes: rotina, calendário. chamada, cartaz do tempo
- Ajudante do dia
- Rodinha
- Cantigas de roda
- Canções folclóricas
- Canções do momento da rotina
- Meu nome é...

Psicomotricidade:

- O espelho vivo
- Construindo o muro
- Cada criança na sua casa
- Corrida em duplas
- Corrida em zigue-zague
- Boliche
- Morto vivo
- Hora do descanso
- Dança do corpo

Linguagem musical:

- Cantigas de roda
- Canções do momento da rotina
- Exploração dos sons produzidos pelo corpo
- Música do Toquinho: Gente tem sobrenome
- Canções folclóricas
- Música Xuxa: Cabeça, ombro, joelho e pé

Linguagem plástica:

- Desenho livre
- Confecção de carteira de identidade
- Impressão das partes do corpo com tinta
- Desenho com giz molhado
- Construindo o muro
- Alongamento
- Aquecimento

Lógico Matemática:

- Contagem das letras do nome ( relação número X quantidade)
- Exploração do calendário (dia, semana, mês e ano)
- Gráfico: Cor dos olhos dos alunos da turma, fruta preferida 
- Comparação de tamanhos das partes do corpo
- Exploração da chamada
- Exploração da rotina
- Minha altura
- Meu tamanho quando eu nasci

Natureza e sociedade:

- Cartaz do tempo
- Árvore genealógica
- Linha do tempo
- Pesquisa dos nomes/Meu nome é....
- Pesquisa das brincadeiras antigas
- Painéis: O que precisamos para sermos felizes?
- Produtos necessários para a higiene
- Como eu era e como sou agora
- Minha religião
- Brinquedo livre
- Ajudante do dia
- Cartaz do tempo
- Hábitos de higiene

Ensino Religioso:

- História do nome
- Painéis: O que precisamos para ser felizes
- Como eu era e como e sou agora
- Minha religião
- Como estou hoje?
- Agradecimentos
- Mesa partilhada

Atividade de culminância: 

Festa de encerramento das aulas da estagiária e interação família e escola, será realizada uma exposição dos painéis construídos pela turma e os pais serão convidados para a exposição.

Avaliação: 

Acontecerá durante a execução do projeto através da observação e acompanhamento das atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.

Observações:




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails